segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Eragon, Christopher Paolini


Há alguns meses, comprei o último livro do Ciclo A Herança (composto por: Eragon, Eldest, Brisingr e Herança). Como minha leitura dos três primeiros volumes ocorreu há alguns anos, decidi reler para fechar a série com chave de ouro e já aproveito para fazer a resenha de cada um deles para o blog.

Eragon relata a história do protagonista de mesmo nome, um humilde garoto de 15 anos que mora com seu tio Garrow e seu primo Roran, no até então pacato vilarejo de Carvahall. Vivendo numa fazenda não muito lucrativa e tendo que caçar para conseguir sustentar a família, é nessa situação que o rapaz se depara com uma “pedra” magnífica e provavelmente fruto de magia.

Entretanto, a pedra na verdade é um ovo de dragão, do qual nasce a incrível Saphira, um dragão totalmente apaixonante que muda completamente a história do agora Cavaleiro de Dragão, que conquista cada vez mais nomenclaturas honradas no decorrer da obra (e do ciclo).

Christopher Paolini começa sua saga com um primeiro volume interessante, mas – assim como toda primeira obra – não perfeita. Ainda assim, tendo em vista a idade em que começou a escrever (apenas 15 anos!), o feito é louvável. O autor cria um mundo novo com uma história marcada por traição e sangue, alguns personagens que poderiam ser mais explorados e alguns diálogos não tão naturais.

Com esses comentários, você pode pensar que o livro é ruim ou que eu não gostei. Mentira. A narração é simples, o que torna a leitura rápida e gostosa, fazendo você mergulhar na história e compartilhar os voos cheios de malabarismos de Saphira e seu Cavaleiro. E se por acaso você já viu o filme, não se engane, os dois são bem diferentes, desde cenas que não existem até características físicas de várias personagens. (eu particularmente me revoltei com a Aria do filme não ser morena e mais ainda com o Brom não ser o senhor aparentemente mais velho que ele é no livro, imaginava ele quase um Dumbledore. haha)

Além disso, eu estava relendo e nesse ato sempre presto mais atenção nos defeitos, pois a história já é conhecida. Portanto, se você aprecia uma história fantástica cheia de dragões, elfos e anões, o livro está totalmente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário