quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sobre (ir)realidades



Para Lisa, porque ela sempre me faz escrever, porque ela me inspira, porque ela merece. E claro, porque realmente tento ser uma mãe pra ela. Te amo, minha monstrinha.



Porque ouvi dizer que os romances são mentiras.

Ora, é tão comum falarem que as histórias dos livros ou filmes são irreais, ilusórias, que não se deve acreditar nelas. “Contos de Fada” é o que dizem. Todo o tempo. Mas sabe de uma coisa? Não acredito que alguém seja capaz de escrever algo totalmente inventado, totalmente fora da realidade, totalmente uma mentira.
Sim, não acredito nem um pouco. Afirmo por mim, pelo meu mundo e por todos os personagens que encontro ao meu redor, aqueles os quais eu conheço. Tanto pelos que vejo em mim, como também pelos que visualizo em amigos. É tão fácil relacioná-los aos seus donos – ou talvez eles é que sejam os donos.
Não há como ser uma simples invenção, porque as palavras surgem de dentro do criador, de acordo com sua vivência. Até mesmo por isso é que cada um tem um estilo próprio. Então quando vejo um poema apaixonado, ou um romance romântico, cheio de declarações e citações bonitas, eu acredito em parte neles.
E cuidado, não se engane. Em nenhum momento falei que eles são um retrato perfeito da realidade. Não coloque em minha boca palavras que não escrevi, é claro que não é assim o tempo todo, é claro que podem existir momentos de decepções, discussões, brigas. A vida não é perfeita. Estou apenas dizendo que podem existir também os momentos românticos, as declarações e as citações.
As pessoas escrevem com base no que elas conhecem. Inventando um pouco, misturando um pouco, tirando um pouco, mas ainda assim, não deixando de ser uma mistura de realidades, das suas realidades.

É simples, acredito no amor. Nem que seja apenas o meu amor.

5 comentários:

  1. Você já sabe o que acho sobre isso. Perfeito, o texto. Totalmente isso. E bem, eu te amo, sim? Isso já é amor, mesmo que não seja romance -rs

    "É simples, acredito no amor. Nem que seja apenas o meu amor."

    Amei ~

    ResponderExcluir
  2. "Não acredito que alguém seja capaz de escrever algo totalmente inventado, totalmente fora da realidade, totalmente uma mentira."
    "Não há como ser uma simples invenção, porque as palavras surgem de dentro do criador, de acordo com sua vivência."

    Também acredito nisso, sabe. Nada é inventado. Se a gente acredita, tudo passa realmente a existir, mesmo que só pra gente. Torna-se verdade.

    "É simples, acredito no amor. Nem que seja apenas o meu amor."
    Eu também acredito \o/
    E espero que você também me ame, porque eu te amo, sim <3

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada *-* e own, lógico que amo, cê é uma linda <3

      Excluir